O conceito Shelf Life refere-se à vida útil de um produto na prateleira, ou seja, ao prazo em que os produtos alimentícios podem permanecer armazenados sem perecer.
O objetivo do cálculo é garantir que o alimento chegue ao consumidor em perfeitas condições de consumo, ou seja, fresco e saudável.
Desafios
Quando se trata de termos industriais, estabelecer a vida de prateleira de um produto é um grande desafio; afinal, um alimento pode ser armazenado sob diversas condições de umidade e temperatura no percorrer na sua vida útil.
E esse acompanhamento faz parte das exigências de normas legislativas referentes à segurança dos alimentos!
O mais importante é garantir a qualidade do produto que está sendo disponibilizado às pessoas, o que é extremamente sério, já que um produto vencido pode causar danos à saúde e gerar processos contra os fabricantes. Ambas as partes saem prejudicadas.
O tempo de prateleira tem início no momento em que o alimento é fabricado e é determinado a partir de análises de diversos fatores químicos e físicos, como por exemplo reações e cristalização do mesmo.
Dessa forma, a produção de um item deve atender aos padrões de qualidade propostos e deve ser uma das principais preocupações da empresa, tendo em vista a preocupação cada vez maior dos consumidores com relação ao que estão ingerindo; muitas vezes preferindo pagar mais caro por um produto de maior qualidade.
O que deve ser avaliado no Shelf Life?
Inicialmente, o processo de produção, manipulação e armazenamento devem ser levados em consideração e analisados, já que tais processos podem alterar o produto, impactando em sua vida útil.
Outro fator importante é a embalagem adequada a cada tipo de produto, sendo essencial para manter a qualidade e a durabilidade, permitindo inclusive, a distribuição a locais mais distantes.
Além da seladora à vácuo, outras opções são muito utilizadas em diversos setores, como a Termoencolhível e a Stand-up Pouch.
Alguns fatores devem ser considerados e divididos em categorias, a primeira refere-se aos fatores naturais do produto como:
- Nível de acidez total e análise de pH;
- Quantidade de oxigênio disponível;
- Qualidades sensoriais ou estéticas, como cor, aroma e textura;
- Alterações microbiológicas e presença de enzimas de reagentes químicos;
- Quantidade de água presente no produto;
- entre outros.
A outra categoria engloba características adquiridas no percurso do produto, como por exemplo:
- Temperatura, pressão e umidade;
- Condições existentes na embalagem;
- Manuseio pelo estabelecimento e pelo cliente, entre outros.
Tendo em vista a alta relevância e complexidade da gestão do Shelf Life, gestores e gerentes devem adotar uma metodologia eficiente para controlar o que ocorre com seus produtos, garantindo que sejam comercializados atendendo o anseio do seu consumidor de forma satisfatória.
Quer uma consultoria especializada para te ajudar com este assunto?
A Avante possui uma equipe de técnicos, ingredientes e formulações, disponíveis aos nossos clientes a fim de auxiliá-los na produção de novos produtos ou melhorias nos já existentes!
Agende uma consultoria com um de nossos representantes!
https://www.avanteingredientes.com.br/solicitar-amostras/
https://www.avanteingredientes.com.br/representantes/
Fonte:
https://www.linkedin.com/pulse/shelf-life-o-tempo-de-prateleira-um-produto-product-barufaldi/?trk=pulse-article_more-articles_related-content-card; http://www.quimica.ufpr.br/paginas/isomeria/shelf-life-a-vida-util-de-um-produto/; https://neogrid.com/br/blog/shelf-life-entenda-o-que-e-e-saiba-como-fazer-um-controle-estrategico