O ramo alimentício é, com certeza, um dos segmentos mais promissores para quem deseja empreender. Mas é preciso estar atento sobre as tendências e inovações.
O mercado de alimentos é ditado pelo comportamento do consumidor, portanto, os recursos devem ser direcionados para o atendimento das demandas dessas pessoas.
Além das exigências relacionadas ao sabor e textura, existem também aquelas relacionadas à produção, envolvendo tecnologia e otimização de processos.
A tecnologia tornou-se essencial para o aumento da produção e geração de emprego, além é claro, da aprovação dos alimentos produzidos pelas normas nacionais e internacionais de segurança, o que é ótimo para o consumidor! Afinal, o alimento precisa ter qualidade para ser consumido com tranquilidade.
Principais tendências para 2023
imagem meramente ilustrativa
1- O foco será na saúde dos consumidores
As pessoas têm buscado saúde física e mental, e é claro que a alimentação tem papel fundamental nisso.
O consumidor está cada vez mais consciente, buscando hábitos mais saudáveis e ciente dos impactos causados por uma alimentação desbalanceada.
Portanto, a demanda por alimentos que possuam ingredientes funcionais deve crescer cada vez mais.
Segundo pesquisas, o foco do consumidor está nos alimentos que aumentem energia, otimizem o desempenho cognitivo e estabilizem o humor, além da nutrição e sabor.
2- Uso crescente de tecnologia
“A Indústria 4.0 reúne automação, robótica e as tecnologias mais avançadas para redimensionar a capacidade produtiva na indústria mundial, protagonizando a chamada Quarta Revolução Industrial. Essa evolução dos sistemas produtivos, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, aponta para um cenário de vantagens e oportunidades, inclusive a pequenas e médias indústrias.”
Dito isso, podemos citar como uma das principais tendências o uso de máquinas e sistemas no decorrer de todo processo produtivo.
3- Sustentabilidade
Sem dúvida, a conscientização e preocupação com as questões ambientais está crescendo por parte dos consumidores.
É essencial voltar a atenção para a sustentabilidade, tanto para o objetivo em si quanto para fortalecer a marca no mercado.
A ideia é ajudar o planeta enquanto fortalece a reputação da sua marca.
4- Automação dos processos
O objetivo da automação é otimizar a rotina dos profissionais, acelerando o processo e reduzindo o desperdício. Com isso, a segurança e higiene dos alimentos aumentam consideravelmente.
A automação deixou de ser uma alternativa para quem deseja manter a competitividade no mercado e aumentar a qualidade dos produtos.
Em pesquisa realizada pela Deloitte, observou-se grupos de tendências de automação na indústria, quais sejam: internet das coisas e robótica para apoiar a produção; cibersegurança; recursos para avançar em sustentabilidade; gestão da qualidade e eficiência operacional e capacitação dos funcionários e gestores.
5- Nutrição e bem-estar
Os consumidores estão cada vez mais estressados com a rotina de trabalho e afazeres diversos, buscando na nutrição a oportunidade de minimizar essa situação.
A proteína láctea está no topo da lista das que possuem maior biodisponibilidade, havendo no mercado à disposição do consumidor outras proteínas de origem animal e vegetal, assim como as híbridas.
A saúde é a principal motivação na compra de iogurtes, por exemplo, visto que os consumidores estão mais preocupados com a saúde intestinal.
Há uma demanda crescente pelo consumidor vegano por bebidas vegetais, com a mesma pegada dos iogurtes convencionais, alguns enriquecidos com proteínas de origem vegetal.
Fatores globais de compra de iogurte pelo consumidor:
- 55% – é saudável
- 48% – é gostoso
- 24% – é conveniente
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fonte:
https://blog.indumak.com.br/5-tendencias-da-industria-de-alimentos-para-2023/